Volpino Italiano

Volpino Italiano

Volpino Italiano

Conhecido como O Cão de Michelangelo, sua origem é uma incógnita, presente na Itália desde os antigos tempos, no ano 700 era o predileto pela nobreza de Firenze assim como era difundido também a nível popular, era comum de ver tanto nas cidades quanto no campo, acompanhando carroças independente do clima, sendo um ótimo guarda quando seu dono se afastava, não permitindo que alguém se aproximasse da carroça, sequer por curiosidade, qualquer coisa, dava o alarme latindo.

Em 1965 a raça se aproximou da extinção, talvez por ter caído em popularidade, perdendo espaço para outras raças, os cinco exemplares restantes foram registrados neste ano. Em 1984 o ENCI ( órgão regulador da cinofilia italiano) lançou um projeto para a recuperação das raças italianas, indo no campo buscar os animais que haviam sobrevivido, e estes cães se tornaram os principais progenitores das linhas conhecidas hoje, atualmente o crescimento da raça continua, infelizmente a quase extinção da raça colocou como extinta a variedade de pelo vermelho, hoje em dia com a criação seletiva foi possível recuperar esta pelagem que ainda é rara na raça.


filhotes Volpino Italiano

Temperamento Volpino Italiano

É um cão muito inteligente, vivo, afetuoso, brincalhão e muito alegre, muito apegado ao seu dono e seus familiares, desconfiado com estranhos sendo também um bom cão de alarme.

Cuidados:

Não necessita de cuidados especiais, mesmo com a pelagem longa, esta é muito fácil de limpar devido a sua textura, é uma raça muito sólida e muito longeva, não apresentando nenhum problema de saúde em particular.

Volpino Italiano cores

Aparência:

O Volpino italiano é um cão de pequeno porte, tipo spitz, de estrutura quadrada, sua cabeça lembra a de uma raposinha com orelhas pequenas e eretas, a cauda é portada constantemente enrolada sobre o dorso, a pelagem deve ser muito farta, reta, longa e eriçada, comumente branca sendo raro os exemplares vermelhos.


Leave Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *