Sintomas

Os sintomas de sarna ou escabiose começam a aparecer entre três e seis semanas após a exposição. Os sintomas iniciais são:

  • Coceira: é o principal sintoma e o mais conhecido da sarna. Na verdade, quando todos os membros da família começam a sentir comichão ao mesmo tempo, certamente é devido à sarna. No início, o ácaro não causa coceira, mas quando ele começa a invadir a pele do nosso corpo começa a torná-la sensível, e dias depois começam uma reação alérgica. Este mecanismo tem sido estudado em relação ao ácaro e a alergia. No início, o prurido está localizada, ele só se sente em áreas onde o parasita é encontrado, mas o corpo mais tarde, toda coça. Aumenta durante a noite, ou quando está muito quente, porque o ácaro é mais ativo em altas temperaturas.
  • Lesões primárias: são alterações causadas pelo próprio parasita. Mais comumente encontradas na pele sulcos acinzentadas finas (como se desenhado por um lápis) terminando em um ponto mais amplo, essas são as manifestações dos túneis e com eminência formando o ácaro. O parasita normalmente invade as áreas da pele com pouco cabelo, os locais mais comuns são os antebraços, punhos e a pele entre os dedos. Em lactantes a pele das crianças é mais fina, por isso, o parasita pode ser encontrado nas palmas das mãos, plantas dos pés, e até mesmo o couro cabeludo.
  • Lesões secundárias: são as alterações na pele que ocorrem como um resultado de ter sarna, mas não diretamente pelo parasita.

Sintomas da Escabiose

  • As bolhas: são fluidos que são formados pelo nosso corpo pela alergia ao parasita. Elas são muito pequenas, como a ponta de uma caneta. Os lugares onde elas aparecem na maioria das vezes são as nádegas, coxas e ao redor do umbigo.
  • Nódulos avermelhados: também aparecem como um resultado de alergia, que são maiores (até aos dois centímetros de diâmetro), e têm uma cor castanho-avermelhada. Encontrado nas axilas e costas.
  • Liquenificação: quando uma pessoa está constantemente se coçando para aliviar a coceira, a pele defende-se e tornar-se mais espessa e se parece com líquen, daí o nome. Quando não coçar mais a pele vai voltar ao seu estado normal.
  • Feridas: se arranhar a pele pode causar pequenas feridas. Para quebrar essa barreira natural, as bactérias podem usar isso para causar infecções como impetigo, a celulite, foliculite.

sintomas da escabiose


Existe também a sarna Norueguesa. Esta doença foi descoberta em 1848 na Noruega e afetou pacientes muito doentes, principalmente com um sistema imunitário muito fraco. Hoje acontece principalmente em pacientes com AIDS . É muito diferente da sarna comum. Neste caso, não é comichão e sim grandes áreas afetadas da pele são aparecidas escalas cinzentas com um aspecto semelhante ao da psoríase . Abaixo destas escalas existem milhares de ácaros, por isso este tipo de sarna pode ser transmitido através do ar. Normalmente aparece glândulas inchadas e muitas alterações em exames de sangue.

Outro problema que pode surgir em pessoas que tiveram sarna é escabiofobia . Esta doença aparece depois de ter sido curado de sarna e é acreditar restantes infectados, apesar do tratamento. É mais comum em pessoas que tiveram qualquer doença psiquiátrica antes.


Leave Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *