Sarna em Gatos

A sarna é uma doença de pele causada por uma ectoparasita microscópica que podem ocorrer em muitas espécies animais, incluindo seres humanos, e é encontrado em todo o mundo. É transmitida por contato, provoca uma série de sintomas que fazem-no facilmente reconhecível e geralmente tem solução fácil. Neste artigo vamos nos concentrar em sarna em gatos, seu contágio e sintomas.

Quando detectar quaisquer sintomas em nossos animais de estimação, devemos ir rapidamente para o nosso veterinário de confiança para prosseguir com provas adequadas e agir o mais rapidamente possível.

Tipos de Sarna em felinos

Fazendo com que o ectoparasita é uma sarna de ácaros, que há várias espécies e subespécies que podem afetar de maneiras diferentes. Nós encontramos ácaros enterrando na pele e se alimentam do animal afetado, por causa disso, em vez e ácaros cavar na pele, permanecem sobre a superfície e se alimentam de queratina.

gato

Concentrando-se em gatos domésticos, constatou-se que os tipos mais comuns de sarna em gatos são:

  • Sarna notoédrica: produzidos por Notoedres Cati. Só que ocorre em gatos.
  • Sarna otodéctica : produzidas pelo ácaro cynotis cynotis. Ela ocorre principalmente em cães e gatos, ocasionalmente.
  • Queiletieloses “caspa ambulante”: pode ser confundido com caspa, mas se você olhar com cuidado você pode ver os ácaros se movendo. Produzido por Cheyletiella spp. Ela ocorre principalmente em gatos e, por vezes, em cães.
  • Sarna demodécica: causada por Demodex Cati. Ela ocorre especialmente em cães (Demodex canis), mas, ocasionalmente, em gatos.

Contágio


Sarna é sempre transmitida por contato com outro animal infectado com ácaros responsáveis por ele ou com objetos que o animal podem tocar ou usar. Portanto, devemos sempre prestar muita atenção ao entrar em contato com o nosso felino.

Se você detectar que uns dos animais têm sarna, devemos separar os animais doentes do resto e iniciar o tratamento (prescrita pelo médico veterinário), impedindo qualquer peça de vestuário ou objeto dele passe para outro animal, desinfetando camas, tigelas de comida, cobertores e brinquedos que possam ter sido infestadas com ácaros.

sarna em gatos

Sintomas da sarna em gatos

Uma vez que existem diferentes tipos de sarna produzido por diferentes tipos de ácaros, os sintomas podem ser muito diferentes, mas no caso de gatos, os sintomas mais comuns e facilmente reconhecíveis são:

  • Inquietação, o animal de estimação não pode ficar parado ou se estender para descansar devido ao desconforto causado por ácaros.
  • Coceira excessiva especialmente cabeça e orelhas, que é onde a maioria das sarnas atacam. Esta coceira produz abundantes arranhões e lambidas nas áreas afetadas.
  • A perda de cabelo nas áreas afetadas.
  • Vermelhidão da pele e inflamação da área, acompanhado por eczema e descamação da pele afetada.
  • Feridas e crostas. Depois de coçar e lamber as feridas aparece crostas que podem se tornar infecções, por isso é muito importante seguir o tratamento do veterinário.

No caso de sarna nas orelhas, como isso afeta dentro da orelha, encontramos o excesso de cera do ouvido que pode resultar na otite. Em casos extremos, pode causas sangramento ou hemorragia nos ouvidos e até mesmo perfuração no tímpano.


Leave Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *