O que é a Escabiose?

escabioseNos últimos anos, a situação da saúde em nosso país tornou-se complexa devido à disponibilidade limitada de água ou a vida de armazenamento de líquidos, o que provoca a proliferação de insetos portadores de doenças. Além disso, a dificuldade de acesso para se obter produtos de uso diário básicos, tais como sabonetes, cremes e outros produtos essenciais na área da dermatologia, levou a uma proliferação de um número de doenças de pele, inclusive a escabiose ou sarna.

Com a chegada do inverno muitas doenças de pele se manifestam, uma delas é a Escabiose que é uma doença altamente infecciosa causada pelo parasita Sarcoptes scabie. Este parasita se alimenta pela queratina, proteína que constitui a camada superficial da pele.

Este ácaro faz um ciclo dentro do corpo humano, este que iniciasse com a penetração da fêmea já fecundada, formando túneis onde vai eliminar seus óvulos que eclodiram em  15 dias, dando surgimento a novos parasitas.

Sarna Humana

Esta doença causa bolhas com água e acontecendo uma coceira irritante, e é muito frequente em casos dermatológicos. O principal sintoma é a coceira noturna que normalmente afeta vários membros de uma família ou comunidade fechada. Inicialmente, é localizado e em poucos dias. Provavelmente devido à sensibilidade aos antígenos de ácaros.


sarna-humana

As lesões patognomônicas são uma elevação linear da pele de poucos milímetros em comprimento correspondente ao túnel sub-córneo cavado pelo ácaro fêmea, capaz de movimentar cerca de 5 mm em cada dia. Em pequenas crianças, são frequentemente observadas pápulas, pústulas e vesículas. As áreas afetadas são os espaços inter-digitais mãos,os pulsos, as nádegas, a área genital e aréola mamária.

Também conhecida como sarna ela também acontece com os cães.  Ela é transmitida por contato pessoa a pessoa, sexual, por roupas de pessoas que já estão contaminadas com alguém que não esteja possibilitando a transmissão. É comum a doença ser encontrada em aglomerações de pessoas, como por exemplo, creches, presídios, hospitais, entre outros lugares.

Escabiose – Transmissão

Quando uma criança estiver com a doença é bom não ir à escola, pois ela pode estar botando em risco outras crianças a serem contaminadas. As roupas que forem utilizadas pelos contaminados devem ser lavadas separadamente e passadas com ferro quente, para conseguir matar os ácaros ali presentes.


Leave Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *