Cachorro Shih Tzu

O Pelo do Shih Tzu

O Shih Tzu tem um pelo longo, abundante e bonito, muito característico, e embora a boa condição deste manto dependa, em parte, da herança genética, o cuidado diário dado por seus donos são os responsáveis por fazê-lo parecer saudável, brilhante e espetacular.

cachorro shih tzu

Escovando o Cachorro Shih Tzu

A rotina básica é a mais importante na manutenção diária dos pelos dos Shih Tzu e a escovação de seu manto. Isso deve ser realizado com a maior freqüência possível para evitar a formação do nó, e é especialmente importante durante a troca de estação, já que é quando o perigo de emaranhados e nós aumentam exponencialmente. Nessa tendência ao nó, a textura diferente do pelo também influencia.

A escovagem deve ser feita com uma escova com cerdas naturais, que podem ser combinadas com espinhas de metal macio e você deve prosseguir abrindo o pelo com a mão e trabalhando da raiz até as pontas. E se debaixo do pelo for muito denso, pode ser necessário usar uma ferramenta chamada desembolador Rake.
É muito importante escovar as áreas que têm o maior contato com a umidade e a sujeira, como pernas, pés e mãos, barbas, franjas e área ventral.

Em contato com a saliva e a água, eles tendem a manchar e oxidar. Portanto, depois de penteá-los completamente, aplique com uma escova de talco, amido de milho ou um produto de secagem especial que remova a umidade e termine de secá-los com um pequeno secador, penteando-os e dando volume.

shih tzu banho

Banho do Cachorro Shih Tzu

Basta levar ao banho quando o animal estiver bem escovado e também tendo a certeza de que nenhum nó é deixado porque, se não, a situação pode ser agravar muito, porque com a água o pelo está coberto e então se torna inevitável o corte.


Para ensaboar o Shih Tzu, você deve usar um shampoo adequado ao tipo de cabelo tentando não alterar a textura dele, e é muito importante enxaguá-lo cuidadosamente, se certificando de que não permanece resíduo de sabão.

Uma vez bem esclarecido, já que o Shih Tzu pode acumular muita água na pele inferior, aumentando assim a criação de nós, é necessário remover o excesso de água primeiro com a ajuda das mãos e depois secá-lo com um bom secador para conseguir retirar toda água, enquanto escova com um pano macio e com um pente de metal.

corte cachorro shih tzu

Corte do pelo do Shih Tzu

A parte mais importante do corte desta raça é o rosto e a cabeça, já que é aí que se encontra grande parte da beleza e da tipicidade.

Esta área é escovada diariamente, também usando o pente de metal para desfazer qualquer possível emaranhamento. E à medida que o pelo desta área cresce e atinge um comprimento grande, é recomendável cortá-lo adequadamente, formando a toca típica chamada Top Knot. Com isso feito, a imagem final típica do rosto do cão é semelhante a um crisântemo.

Quanto ao corte de pelo, o ideal é tentar mantê-lo no seu comprimento máximo, cortando apenas as extremidades mais abertas e danificadas com tesoura lisa. Além disso, você deve limpar as patas do cão, removendo o pelo restante e dando-lhes a forma compacta do gato, característica da raça.

Os proprietários que querem apenas ter seu animal de estimação, em casa, em silêncio, tornando-os companheiros, podem fazer um corte mais profundo, cortando os pelos até um comprimento que combina uma aparência bonita com a conveniência de não ter que usar franjas que arrastam pelo chão


Leave Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *