Boiadeiro Australiano

Boiadeiro Australiano

Como seu nome indica, sua função primária, na qual é incomparável, é o controle e o manejo do gado, tanto em campo aberto, como confinado. Veja mais sobre o Boiadeiro Australiano.

Boiadeiro Australiano

O Boiadeiro Australiano é um cachorro largamente utilizado no pastoreio na Austrália, Estados Unidos e Canadá. Possui imensa habilidade e desejo de cumprir as árduas tarefas a ele atribuídas.

Extremamente fiel tendo o instinto de proteção bem aguçado, faz do Australian cattle dog o cachorro ideal na guarda do fazendeiro, do rebanho e da propriedade.

País de Origem Austrália
Nome de Origem Australian Cattle Dog
Utilização Manejo do gado
Expectativa de vida 13 a 15 anos
Inteligência 10º no ranking
Machos Fêmeas
Altura da cernelha 46-51 Cm 43-48 Cm
Peso 20-28 Kg 18-26 Kg

Quando os colonizadores chegaram a Austrália no início de 1800, levaram para lá suas boiadas. Estas eram criadas soltas naquela terra de clima quente e inóspito acabando-se por se tornarem muito agressivas. Precisava-se então de um cachorro resistente, corajoso e hábil na lida com os rebanhos difíceis naquele ambiente hostil.

Em 1830, o colonizador Thomas Hall promoveu o cruzamento entre Dingos e Scottish Drovers Dogs, cães que, embora não fossem de raça pura, eram utilizados na condução do gado, dando origem aos Hall’s Heelers, cachorros resistentes, que latiam e mordiam pouco o calcanhar do gado. Houve ainda o cruzamento entre outras raças, visando aprimorar as características pretendidas.


Após uma sucessão de erros e acertos, em 1893 o Australian cattle dog foi considerado pronto. Em 1980, o AKC reconheceu a raça, tornando-se um cachorro de exposição muito capaz, sem perder sua característica de cão de pastoreio.

Boiadeiro Australiano filhotes

O Australian cattle dog é um cachorro bastante fiel, tendo o instinto de proteção bastante aguçado.

O Australian cattle dog se caracteriza por ser reservado em relação a estranhos sem no entanto demonstrar qualquer agressividade. Como é uma cachorro muito inteligente e freqüentemente precisa tomar ´suas próprias´ decisões na condução dos rebanhos, pode se tornar um tanto insubordinados se perceber que seu dono não transmite a liderança necessária. Outra característica básica em sua função original é trabalhar em silêncio.

É o cachorro ideal para o fazendeiro, não só na lida com o gado, mas também na atividade de guarda da propriedade. Possui um grande desejo de realizar as tarefas a ele atribuídas, embora árduas na maioria das vezes.

Temperamento

O Australian catte dog é um cachorro ativo e adora nadar em rios, lagos e na sua piscina.
O Australian cattle dog é um cão rústico e robusto, requer poucos cuidados com o pelo, mas necessita de escovação semanal para remoção dos pelos mortos.

Cuidados

Sendo um cachorro extremamente ativo e incansável, o Australian cattle dog necessita de exercício físico, sendo insuficiente um passeio diário de coleira. Uma boa corrida ou um treino demorado juntamente a atividades que envolvam exercícios de obediência e treino de atividades intelectuais são essenciais a raça.


Leave Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *